CARTEIRA DE ATLETA

ATENÇÃO, TODOS OS ATLETAS DO JEQUIÁ IATE CLUBE DEVEM ENTREGAR UMA FOTO 3X4 O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL PARA CONFECÇÃO DA CARTEIRA DE IDENTIFICAÇÃO PARA TER ACESSO AO CLUBE.

TODOS DEVEM ENTREGAR A FOTO PARA CLÉO PEDROZA ATÉ O FIM DO MÊS DE MARÇO.

NÃO HAVERÁ COBRANÇA DE TAXA, SÓ PRECISAMOS COM URGÊNCIA DA FOTO 3X4.

TODOS HEIM MULEKADA!!!!!!!


E N T R E V I S T A : DIVINO BORGES TAVARES

D I V Í N O


Abrimos a série de entrevistas com um personagem patrimonial de nosso clube.
Sim Divino é patrimônio têm que constar de inventário do clube. Pela história de vida dentro do Jequiá Iate Clube, seja como jogador de basquetebol, funcionário aposentado do clube e treinador por alguns momentos.
Nosso objetivo é permear a imaginação de nossos atletas, mostrando-os grandes nomes que fazem parte da história do Jequiá.

DIVINO Borges Tavares – “DIVÍNO” - 05/06/57 - GOIÂNIA – GO
Jequiá Basquete: Divino como o basquetebol apareceu em sua vida?
Divino
:
Em 1969, com 12 anos, eu era engraxate e vivia pelas ruas atrás de serviço. Tinha 1,82m e andava engraxando sapatos. Quando Waldemar Santana, diretor do Clube de Regatas Jaó, estava na barbearia da Rua 15. Entrei e ele se espantou com minha altura e idade, ficou encantado e me deu um cartão e dinheiro da passagem para eu ir ao primeiro treino.

Jequiá Basquete: Como o basquetebol desenvolveu-se em sua vida?
Divino:
Depois do primeiro treino, com meu querido e saudoso treinador Carlos Barone, em diante eu me senti muito bem e desenvolvi o basquetebol. Já no infanto tive o prazer de jogar com jogadores especiais: Paulo Chupeta e Charuto o que me ajudou muito. Peguei todas as seleções de base de Goiás e disputei vários brasileiros de base.

Jequiá Basquete:
Quando começou a jogar profissionalmente?
Divino
:
Sem espaço em Goiânia arrisquei o time de Uberlândia em Minas Gerais. Onde conheci meu grande amigo “PAI NEGO” e Adílson jogador da seleção brasileira.
Ralei muito quando tive chance numa rodada dupla contra o Flamengo de Tomphson em 1977, joguei muito sendo cestinha dos dois jogos e elogiado por todos. Esse jogo me levou para o Rio de Janeiro, repercutiu.

Jequiá Basquete:
Como foi a vinda para o Rio?
Divino
:
Depois daquele jogo o Sr. Paulo “Diabo” grande diretor do Jequiá me convidou para jogar pelo Jequiá e aqui finquei minha vida.

Jequiá Basquete: Qual o momento profissional inesquecível?
Divino
:
Com certeza foi fazer parte dos “GUERREIROS DA ILHA”, como era conhecida à equipe adulta do Jequiá de 1979 até 1982, ficando nas quatro primeiras colocações nos estaduais daquele período. Culminando com o vice-campeonato em que nossa equipe só perdeu um jogo, a final contra o Vasco da Gama no Maracanãzinho por 1 ponto, apenas 1 ponto.
(Divino se emociona ao relembrar os principais jogadores dessa equipe memorável)
PAI NEGO, DIVINO, AGUIRRE, PAULO CHUPETA, BOLETA e WASHINGTON
.

Jequiá Basquete:
O que significou, significa o basquetebol em sua vida?
Divino
:
Foi a melhor coisa que aconteceu em minha vida, me tirou das ruas, eu poderia por amizades ter caído nas drogas ou no crime, o basquetebol me fez viver. Me deu emprego no Jequiá Iate Clube por onde me aposentei como cobrador do clube. Contando com a amizade e confiança de todos que por aqui passaram.
Jequiá hoje é minha família.
(Divino fica com os olhos cheios de lágrimas)

Jequiá Basquete:
Teve alguma decepção com o basquetebol?
Divino
:
Nenhuma, pausa, só uma Alan a de ter sido por toda vida esportista e hoje não poder brincar na quadra por conta do problema no meu coração. Mas essa batalha eu brigo bem. (emoção pura do coroa, minha também)


Jequiá Basquete: Divino, pode deixar um conselho para a “mulekada” atual de nosso basquetebol?
Divino
: Estudem muito sempre, não se envolvam com drogas, cuidado com as amizades perigosas e sigam os conselhos de seus pais e dos mais velhos.
(quem se emocionou com tamanha sensibilidade na resposta fui eu)

BATE PRONTO

Idade: 52 anos
Altura: 1,95m
: 45
Comida Preferida: Cozido (fazendo um convide o cara heim!!!)
Bebida: Refrigerante
Time de futebol: Botafogo
Melhor amigo: Falecido Pai Nego, Waldeir Nunes da Motta, quem mais me ajudou no basquete.
Maior treinador: Carlos Barone Netto, meu eterno treinador em Goiás
Maior jogador em quadra: Adílson Batista e lógico Pai Nego

Muito obrigado Divino pela entrevista. Somos agradecidos pelo seu esforço em quadra defendendo o Jequiá e servindo de exemplo para qualquer geração de nosso clube.
Você é iluminado não só pelo nome, mas pela simplicidade, conte conosco sempre se precisar. Nós do basquetebol do Jequiá também somos sua família nosso amigo.
Eterno agradecimento e que esteja entre nós por muito e muito tempo. Fique com Deus sempre.
Abração

FAMÍLIA JEQUIÁ IATE CLUBE



Por: Alan Glauco

4 comentários:

Anônimo disse...

Jovens e Atletas do JIC, essa matéria com o DIVINO, foi senssacional, me surprendi e me emocionei, pois tive a oportunidade de ver esse time jogar e até hoje nunca vi um time adulto tão bom quanto esse jogando pelo Jequiá, parabéns Alan pela entrevista e parabéns guerreiro DIVINO, fique sempre com DEUS

Anônimo disse...

Deu pra sentir a emoção do entrevistador e do entrevistado!!!!

Emoção total!!!!

Anônimo disse...

Joguei com o pai nego no time de juvenis em uberlandia ( UTC ). Foi na década de 70, o treinador era o Gato ( dentro os garotos, tinha o Enio ( treinador famoso hoje )olha, ele era um dos mais fraquinhos (rs)..
Jogava demais o pai nego, nao so basquete, era craque com a bola, chegou a fazer teste no Santos. Porem, optou por seguir a carreira no basquete. Gostaria de mais noticias dele

CÉSAR RODRIGUES GIOVANE disse...

Boa tarde, Joguei no Santos Futebol Clube...EM 1974 ,Pele preparava seu jogo de despedida.
Lá conheci um garoto de Uberlândia..(meia),forte,grande e quando por algum motivo(chuva,campo ocupado,com profissionais etc;o treinamento era no ginásio....este garoto gostava muito de BASQUETE..e não deu outra,mais tarde..muito tempo depois...tornou-se um grande jogador...era o PAI NEGO.
Gostaria muito de informações sobre seu paradeiro e sua história,depois que saiu do Santos Futebol Clube e se tronou jogador de Basquete.
Grato.
cesargiovane@yahoo.com.br