Atualmente muito tem se falado da prática correta de exercícios físicos e como eles devem ser feitos de forma segura e sem riscos à saúde. O acompanhamento médico é considerado essencial para qualquer prática esportiva, sendo ela amadora ou profissional. Para as atividades físicas em academias de ginástica também são necessários avaliações, já que cada indivíduo possui diferentes metabolismos.
O que muitos não sabem é que até mesmo uma atividade física mais intensa, praticada por um não atleta, deve ser indicada por uma equipe médica que, ao traçar o perfil metabólico do esportista iniciante ou profissional, realizará exames de cunho clínico e esportivo para indicar a intensidade, periodicidade e tempo de cada exercício.
Com o início do ano, muitas pessoas se comprometem em realizar atividades físicas, porém para perder peso e entrar em forma são necessários que os exercícios sejam regulares e durem no mínimo três meses, com periodicidade de quatro vezes por semana. Esta base varia de acordo com o objetivo de cada indivíduo e o exercício que será desempenhado.
De acordo com o cardiologista e coordenador do Sport Check-up do HCor, Dr. Nabil Ghorayeb o início da atividade física sem um monitoramento prévio pode trazer diversos riscos à saúde. “As atividades físicas, dependendo do seu nível de intensidade e de exigência física, seja ela competitiva ou não, desencadeia uma série de fenômenos metabólicos variados e intensos. Se esse indivíduo tiver alguma doença silenciosa ou inicial, esse exercício físico possivelmente elevará os riscos de complicações”, explica o cardiologista.
Segundo Ghorayeb a realização de um Check-up Esportivo, antes de fazer atividades físicas tem crescido nos últimos anos, pois as avaliações clínica, física e cardiológica reduzem os riscos de paradas cardiorespiratórias e outros eventos. Porém, o número é mais expressivo em pacientes que passam por reabilitações cardiopulmonares, que realizam o acompanhamento pós-cirurgia cardíaca ou que sofrem ou passaram por problemas cardiológicos.
“É necessário que essa visão de um Check-up esportivo seja mudada, pois todos que praticam esportes e exercícios necessitam fazer uma avaliação prévia e um acompanhamento dessas atividades. No HCor oferecemos esse serviço de forma especializada, com tecnologia e médicos especializados para atender atletas profissionais, amadores e esportistas de fim de semana. Prova disto são os Check-ups que realizamos anualmente nos jogadores do Palmeiras, Santos e São Paulo, federações de vôlei, atletismo e etc, em que traçamos o perfil dos atletas e suas condições físicas antes do início da temporada”, finaliza Ghorayeb.
Sobre o Sport Check-up Hcor
O Sport Check-up HCor é um programa de diagnóstico médico altamente especializado e focado na prevenção e na medicina do esporte. Indicado para atender aos mais variados perfis de clientes: sedentários, esportistas iniciantes e não assíduos, atletas amadores e profissionais.
O serviço oferece a possibilidade de realizar uma completa avaliação em curto espaço de tempo, o que facilita o dia-a-dia das pessoas que pretendam iniciar suas atividades físicas. O programa conta ainda com profissionais altamente qualificados, com a estrutura de ponta do Centro de Diagnósticos do HCor e reúne os mais experientes especialistas do país em cardiologia, nutrição, ortopedia, medicina do esporte e, à partir do próximo mês, um fisiologista fará parte da equipe.
Muitos exemplos demonstram o perigo que existe em exigir melhor desempenho do corpo sem antes avaliar de forma completa e científica os seus verdadeiros potenciais. Além de complicações imediatas e de alta gravidade, como arritmias, dificuldades respiratórias e até mesmo paradas cardíacas, podem ocorrer lesões osteoarticulares, que às vezes chegam a incapacitar os esportistas e atletas para o exercício da sua atividade.
O oposto também gera problemas. Os conhecimentos científicos modernos indicam que o sedentarismo é um dos mais importantes fatores de risco para o aparecimento de doenças degenerativas cardiovasculares e do metabolismo como o diabete e a síndrome metabólica. A prática regular de atividades físicas contribui para a prevenção e manutenção da saúde.
Tendo em mãos uma avaliação completa e fiel das atuais condições físicas de um esportista (iniciantes ou profissionais) ou atleta, seu técnico (ou treinador, médico do esporte, nutricionista, fisioterapeuta e demais profissionais de saúde com ele envolvidos) poder contar com uma ferramenta de trabalho fundamental para ajudá-lo a melhorar a sua performance com segurança.
PROGRAMA DE AVALIAÇÃO
No Sport Check-up HCor, todas as etapas e procedimentos foram planejados para oferecer rapidez, eficiência e muita praticidade.
OS MÓDULOS DO SPORT CHECK-UP
Start – Destinado aos esportistas não assíduos, sedentários e atletas amadores. Neste módulo são realizadas as avaliações: cardiológica, ortopédica e exames de diagnósticos, bem como teste ergométrico, eletrocardiograma e orientação nutricional.
Practice – Indicado para esportistas e atletas que já praticam esportes regularmente, este módulo é uma excelente ferramenta de monitoramento da saúde. O Sport Check-up Practice conta com exames complementares em relação ao módulo anterior.
Professional – voltado a esportistas e atletas de alto desempenho. Este módulo conta com exames complementares mais aprofundados, teste ergoespirométrico e condutas diferenciadas necessárias para este perfil.
matéria extraída do site DATABASKET
CARTEIRA DE ATLETA
ATENÇÃO, TODOS OS ATLETAS DO JEQUIÁ IATE CLUBE DEVEM ENTREGAR UMA FOTO 3X4 O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL PARA CONFECÇÃO DA CARTEIRA DE IDENTIFICAÇÃO PARA TER ACESSO AO CLUBE.
TODOS DEVEM ENTREGAR A FOTO PARA CLÉO PEDROZA ATÉ O FIM DO MÊS DE MARÇO.
NÃO HAVERÁ COBRANÇA DE TAXA, SÓ PRECISAMOS COM URGÊNCIA DA FOTO 3X4.
TODOS HEIM MULEKADA!!!!!!!
TODOS DEVEM ENTREGAR A FOTO PARA CLÉO PEDROZA ATÉ O FIM DO MÊS DE MARÇO.
NÃO HAVERÁ COBRANÇA DE TAXA, SÓ PRECISAMOS COM URGÊNCIA DA FOTO 3X4.
TODOS HEIM MULEKADA!!!!!!!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
muito importantes msm esse topico
Postar um comentário